Ler no ônibus causa deslocamento de retina?

Por Dr. Guilherme Costa

A resposta, de cara, é não!

Mas vamos lá:

Muita gente se pergunta se ler no ônibus pode causar descolamento de retina. Apesar de ser um mito amplamente difundido, ler no ônibus (no carro ou em qualquer veículo em movimento) não causa descolamento de retina.

O descolamento de retina acontece quando a retina, que é a parte de trás do olho, rasga ou fura. Isso faz com que entre líquido entre a retina e a parede do olho, causando o descolamento. Para que isso aconteça, a pessoa precisa ter uma fragilidade na retina ou ter sofrido um trauma no olho. Ler no ônibus ou em qualquer outro veículo em movimento não tem nada a ver com isso.

VEJA TAMBÉM: Quando a dor de cabeça é problema de visão?

É verdade que ler em movimento pode causar cansaço nos olhos, porque eles precisam se esforçar para focar enquanto o veículo se mexe. Mas isso é só um incômodo passageiro e não prejudica a visão a longo prazo, muito menos causa descolamento de retina.

Se você está preocupado com a saúde dos seus olhos, marque uma consulta com um oftalmologista. Aqui no nosso blog, você encontra mais dicas e informações sobre cuidados com a visão e a verdade sobre os mitos da saúde ocular.

Dr. Guilherme Costa é oftalmologista geral e especialista em catarata e retina