Perimetria computadorizada - COErio

A perimetria é a medida do campo visual, (sensibilidade da retina nos 30 graus centrais) partindo de um ponto de fixação. E um procedimento indispensável para diagnóstico e acompanhamento de pacientes com glaucoma e doenças neurológicas, eventualmente podendo ser usado em outras doenças.

No COE-Rio o estudo dos campos visuais é efetuado através de um aparelho chamado perímetro computadorizado, o qual consiste numa cúpula que reproduz o nosso campo visual e onde são projetados estímulos luminosos em várias localizações e de diferentes tamanhos e intensidades.

Este exame avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente, detectando áreas sem visão (escotomas) que podem ser ocasionadas por diversas patologias.

O paciente deve olhar para um ponto fixo enquanto aperta uma campainha para sinalizar que tem percepções de pontos luminosos que aparecem esporadicamente dentro de uma cúpula.

Orientações:

Pacientes que usam lentes de contato poderão realizar o exame sem necessidade de remoção das mesmas;

Pacientes que utilizam pilocarpina (medicamento para tratamento do glaucoma) devem pedir autorização ao médico responsável para suspender o uso três dias antes do exame;

Apresentar a última receita dos óculos.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Close Bitnami banner
Bitnami