Ultrassonografia A e B - COErio

O COE-Rio oferece também o exame de Ultrassonografia que se baseia na emissão de ondas de ultrassom, as quais penetram nos tecidos oculares e geram ecos ao atingirem as diversas estruturas do olho. Esses sinais são captados pelo equipamento e transformados em sinais luminosos em um monitor, criando uma imagem bidimensional do globo ocular. As imagens são apresentadas no modo B (Imagem bidimensional) e no modo A, que permite uma melhor diferenciação dos tecidos e dimensão das estruturas oculares.

Uma sonda de ultrassom é colocada em contato com a pálpebra fechada, e traz as informações na medida em que o paciente, orientado pelo médico, movimenta os olhos possibilitando a coleta de informações de todas as regiões oculares.

A principal indicação desse exame é a presença de opacidades de estruturas oculares que impedem a visualização direta do fundo do olho, entre elas, as cataratas maduras, as hemorragias vítreas, opacidades da córnea, dilatação inadequada da pupila, entre outras. Outra indicação é a avaliação e acompanhamento de traumatismos oculares, para avaliar quais as estruturas envolvidas no trauma e o dano causado, além de se localizar a presença de corpos estranhos intra-oculares ou orbitários.

A ultra-sonografia pode avaliar o diâmetro do bulbo ocular e das estruturas intra-oculares, e permite descartar casos de atrofia do globo ocular, e diagnosticar malformações oculares.

Orientações:

Não é necessário a dilatação das pupilas, e o exame dura em torno de 20 minutos.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Close Bitnami banner
Bitnami