Oftalmologia pediátrica - COErio

Avaliação de recém-natos à infância.

Ramo da Oftalmologia dedicado à prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento das doenças oculares das crianças e adolescentes. De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, as crianças devem fazer seu primeiro exame oftalmológico aos 6 meses de vida, ou antes, caso o pediatra suspeite de alguma alteração. Essa avaliação deve ser repetida entre 18 meses e 2 anos de idade e mais tarde durante o processo de alfabetização.

O sistema visual de uma criança é imaturo ao nascer, para que o seu desenvolvimento aconteça, todo e qualquer problema deve ser corrigido precocemente.

A visão tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, uma vez que é responsável pela maioria da informação captada na infância. A oftalmologia pediátrica não trata somente de doenças oculares em crianças, mas, também, seus efeitos no sistema visual imaturo. Várias afecções oculares infantis, manifestam-se nos primeiros dias, ou até nas primeiras horas de vida. Recém-nascidos de famílias com histórico de retinoblastoma, casos de doenças de transmissão genética, bebês nascidos prematuros ou com infecções congênitas, devem ser avaliados com maior atenção. Contudo alterações oculares simples, e muitas vezes graves, podem passar despercebidas por pediatras, neonatologistas e pelos pais do recém-nato.

Os olhos de uma criança são diferentes dos olhos de um adulto, por isso as causas da cegueira infantil e, consequentemente, as medidas adotadas para a sua prevenção, devem ser diferenciadas. As doenças oculares na infância devem ser tratadas por profissionais treinados e especializados. O COE-rio possui profissionais e estrutura para cuidar com carinho dos olhos do seu filho, uma vez que o diagnóstico precoce dos problemas visuais é garantia certa de evolução favorável.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Close Bitnami banner
Bitnami