Lentes de contato - COErio

Avaliação de indicação e acompanhamento do usuário de lente de contato.

São lentes oftálmicas corretivas utilizadas sobre a córnea do olho. Funcionam com a mesma proposta corretiva que os óculos convencionais, porém são mais leves e invisíveis. Indicadas para corrigir problemas da visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo, as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia comparada aos óculos convencionais.

Podem ser gelatinosas ou rígidas, as lentes rígidas são mais duráveis, fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau, e podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos colírios. Entretanto, podem ser desconfortáveis durante o período de adaptação e se deslocam mais facilmente.

As lentes gelatinosas são confortáveis desde o primeiro dia de uso e raramente se deslocam, porém proporcionam menor nitidez em alguns tipos de astigmatismo, contudo sua limpeza deve ser mais rigorosa.

As lentes de contato podem substituir os óculos, em casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia, com a vantagem de não machucar o nariz e não atrapalhar a visão lateral, permitindo maior liberdade à prática esportiva.

Podem também ser indicadas para cobrir defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na córnea. Além disto, várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com o uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas. Em alguns casos, as lentes de contato proporcionam melhor visão do que os óculos, em pessoas portadoras de ceratocone, anisometropia e astigmatismo irregular.

Para uso de lentes é fundamental um teste de adaptação, que você pode realizar no COE-Rio, além de outras medidas importantes como orientações para a colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão.

Após avaliação, os profissionais do COE-Rio terão os dados necessários para selecionar as lentes mais indicadas em cada caso.

Hsites, Especializados em Web para a área Médica

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?