estrabismo - COErio

Detecção e correção de falta de alinhamento dos globos oculares.

No COE-rio você encontra uma equipe especializada em estrabismo, essa patologia oftalmológica consiste no desalinhamento dos olhos, causado por um desequilíbrio no controle muscular dos olhos.

A maioria dos casos inicia na infância, mas também pode ocorrer durante a vida adulta. Observa-se que pacientes com estrabismo podem ter problemas psicológicos e sociais relacionados ao desvio ocular.

Na maioria dos pacientes o estrabismo é assintomático, contudo em alguns casos o paciente pode apresentar dores de cabeça, dor nos olhos e sonolência durante as tarefas visuais.

Existem três tipos de estrabismo:

  • A esotropia (desvio dos olhos para dentro);
  • A exotropia (desvio dos olhos para fora);
  • E os desvios verticais (um olho fica mais alto ou mais baixo que o outro).

O estrabismo é geralmente difícil de detectar. Os olhos podem apresentar-se desviados todo o tempo ou apenas quando a pessoa está cansada, ou se concentrando em objetos bem próximos. Olhos que parecem desencontrados ou que não se movem em conjunto; cabeça virada ou inclinada a maior parte do tempo; aumento da frequência do piscar ou apertar um ou ambos os olhos ou dificuldade de ver com nitidez, são geralmente sinais de estrabismo.

Há tratamentos diferentes para os diversos tipos de estrabismo, alguns são corrigidos com o uso de óculos, outros com uso de óculos e cirurgia de correção ou somente com cirurgia. No caso da cirurgia é feito um reposicionamento dos músculos oculares externos a fim de reposicionar o globo ocular, corrigindo um desalinhamento e, quando possível, restaurando a visão. Outra forma de tratamento é a reeducação do olho “preguiçoso” é essencial para estimular a visão obrigando dessa forma o cérebro a não neutralizar a imagem que este olho recebe. Essa reeducação é realizada usando um oclusor ou tampão no olho com melhor acuidade visual por algumas horas por dia durante vários anos.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Close Bitnami banner
Bitnami