córnea - COErio

Avaliação, diagnóstico e tratamento de patologias da córnea.

A córnea é uma estrutura transparente, a mais superficial de todas que compõe o globo ocular, sua função é de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. São as lágrimas que mantêm a córnea úmida e saudável.

As patologias que acometem a córnea podem ser traumáticas, inflamatórias e infecciosas podendo causar dor e perda da visão. As mais conhecidas são ceratite pontuada superficial, úlcera da córnea, infecção por herpes simples, ceratomalacia.

Contudo a de maior ocorrência é o Ceratocone, uma doença ocular não inflamatória que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. Há casos em que o ceratocone progride ao ponto onde a correção visual não pode ser mais atingida com óculos e lentes de contato.

Quando o afinamento da córnea se torna excessivo, ou cicatrizes resultantes do uso de lentes de contato tornam-se um problema frequente ou exista a presença de leucoma, o transplante de córnea se torna necessário. Neste caso, retira-se apenas o botão central, isto é, uma pequena circunferência, a mesma sobre a qual se fixam as lentes de contato, e a substituímos pela córnea saudável do doador. O COE-rio localizado no bairro do Botafogo no Rio possui um centro especializado para diagnosticar alterações na córnea e para pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Close Bitnami banner
Bitnami