Ceratoscopia computadorizada - COErio

Topografia corneana é a análise computadorizada da curvatura da córnea, estrutura transparente onde são realizadas as cirurgias refrativas a laser, por exemplo. A topografia corneana é indicada no pré-operatório de cirurgias de catarata, transplante de córnea, cirurgias de miopia, hipermetropia e astigmatismo, bem como para adaptação de lente de contato. Permite o mapeamento e a observação da superfície da córnea, o que auxilia no diagnóstico de doenças.

O equipamento projeta uma série de anéis luminosos na superfície da córnea, e a imagem refletida é capturada por uma câmara de vídeo. As imagens são analisadas por um computador, produzindo mapas coloridos, que representam as diferentes curvaturas da córnea. Se existe uma curvatura anormal na córnea a luz será refratada com irregularidade e a imagem que se formará na retina será borrada, traduzindo-se por baixa acuidade visual. Os resultados são analisados pelos oftalmologistas do COE-Rio, podendo com segurança realizar ou não as cirurgias e adaptação de lentes de contato, entre outras indicações.

Os dados ficam gravados na unidade e podem ser comparados com exames anteriores e posteriores.

Para a utilização de lentes de contato também é importante monitorar a curvatura da córnea antes, durante e depois do uso. Qualquer tipo de lente, gelatinosa ou rígida, pode gerar distorção corneana.

Orientações:

Usuários de lentes de contato devem suspender o uso dois dias antes do exame.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?

Close Bitnami banner
Bitnami