Diabetes pode levar à cegueira?

Por Dr. Guilherme Costa

A resposta é: infelizmente, sim.

A diabetes é uma doença que causa lesões em diversos órgãos do corpo, e com o olho não é diferente. Além de poder acelerar o processo de catarata, causar flutuação do grau dos óculos e, eventualmente, estar relacionada ao aparecimento de estrabismo, a piora da visão na diabetes ocorre principalmente devido ao acometimento da retina.

VEJA TAMBÉM: Ler no ônibus/carro causa deslocamento de retina?

Estágios da retinopatia diabética: o que você precisa saber

A retinopatia diabética, como é chamado esse acometimento, possui diferentes estágios. A classificação se inicia pela retinopatia diabética não proliferativa, que tem estágios leve, moderado e grave. Em casos mais avançados, temos a retinopatia diabética proliferativa, que pode levar a hemorragias intraoculares, glaucoma neovascular e até mesmo descolamento de retina, causando uma perda importante da visão. Em todos esses estágios, desde os mais leves, podemos ter o aparecimento de edema macular, que leva a uma piora da nossa visão central.

AGENDE UMA CONSULTA AGORA

Prevenção e tratamento da retinopatia diabética: o papel da clínica oftalmológica

Existem alguns fatores de risco para o desenvolvimento da retinopatia, sendo os principais deles o tempo de evolução da diabetes e o controle da doença. Por isso, a principal forma de prevenção e tratamento consiste em manter hábitos de vida saudáveis e o controle clínico da doença. Casos mais avançados podem requerer o uso de laser, a aplicação de medicações intraoculares ou até mesmo cirurgia.

Para mais informações sobre prevenção, tratamento e cuidados oftalmológicos, agende uma consulta na nossa clínica. Nossos especialistas estão aqui para ajudá-lo a preservar sua visão e qualidade de vida.

AGENDE UMA CONSULTA AGORA


Guilherme Costa é oftalmologista geral e especialista em catarata e retina